Como encontrar um bom Digital Influencer

Fala meus queridos! Tudo bem?

Quando se trata de gastos dos consumidores, conteúdo online e conversas sociais têm um enorme impacto sobre como e o que as pessoas escolhem comprar.

Como profissionais de marketing, criamos conteúdo para persuadir e se envolver com os clientes. Mas os consumidores modernos são céticos e experientes. No momento em que algo sugere “anúncio”, eles perdem o interesse e seguem em frente.

Se você vende produtos de fitness e saúde, pacotes turísticos ou serviços domésticos, uma única recomendação positiva de uma fonte confiável pode superar até mesmo sua copy mais lindamente escrita ou aquela demonstração de vídeo mais envolvente. E embora o conteúdo criado pela marca seja útil e possa ajudar a construir confiança com os clientes, às vezes o conteúdo mais influente vem de pessoas com mentes semelhantes que seus clientes conhecem e confiam.

Neste novo paradigma social, blogueiros e outros com seguidores fiéis nas redes sociais são os novos influenciadores.

Quem são esses novos influenciadores?

Esses novos indivíduos socialmente experientes geralmente sabem mais sobre mídias sociais e se envolver com conteúdo digital do que marcas e agências. O que torna esses novos influenciadores ainda mais poderosos é o conteúdo baseado em nicho que eles produzem, que muitas vezes está em uma área muito especializada. Há milhões de blogueiros publicando conteúdo em áreas populares como paternidade, comida, fitness, moda e entretenimento.

Esses influenciadores podem ser segmentados ainda mais para alcançar consumidores específicos, como pais de adolescentes, amantes de animais de estimação, corredores de maratona, fanáticos por tecnologia e cozinheiros orgânicos.

O conceito de parceria com blogueiros e outros usuários ativos de mídia social é chamado de “marketing de influenciadores“. Baseia-se na premissa de encontrar influenciadores em seu nicho para criar e distribuir conteúdo relevante e compartilhá-lo de forma autêntica e transparente.

Encontrando os influenciadores certos

Apesar de suas vantagens aparentes, o marketing de influenciadores é um investimento desperdiçado se você não estiver trabalhando com os certos. E embora seja tentador usar definições únicas como métricas, como por exemplo, o número de seguidores do Instagram como uma medida de influência, é importante olhar mais fundo.

  • Relevância

Antes de olhar para número de seguidores e outras métricas estáticas, é importante olhar para o quão alinhado o conteúdo de um blogueiro está com suas mensagens. Leia através dos posts anteriores do blogueiro para ter uma noção de que tipo de produtor de conteúdo eles são.

Só porque um blogueiro posta receitas não significa necessariamente que eles são uma boa para uma marca orgânica, e um fã de esportes experiente em tecnologia não faz deles uma partida garantida para o seu aplicativo de jogos.

Você está procurando por viajantes, fashionistas, mães permissivas ou bebedoras de café? Palavrões ou provocações fazem parte da personalidade da sua marca? Essas são coisas importantes para procurar no conteúdo e público de um influenciador e são muito mais importantes do que os números.

  • Engajamento

Engajamento é um indicador de quão interativo é o público de um blogueiro com o conteúdo. Esses leitores respondem, comentam e compartilham? Que porcentagem de leitores estão retornando versus novos? O quanto os leitores se envolvem com um editor e com que frequência retornam são indicações de quão significativas são essas relações.

  • Alcance

Embora não seja a métrica mais importante, o alcance é certamente uma consideração válida. No entanto, os profissionais de marketing devem resistir à necessidade de olhar apenas para número de seguidores como uma medida de alcance. O tráfego e os seguidores só são significativos na medida em que o influenciador está atingindo o público-alvo da sua marca.

Por exemplo, se você é uma rede de hotéis ou fabricante de cadeirinhas, um blogueiro de viagens com um pequeno alcance é mais influente do que um blogueiro de comida com 100.000 seguidores.

  • Frequência

Para muitas estatísticas, há uma correlação direta entre a frequência com que um blogueiro posta e seu tráfego e taxa de retorno. Como acontece com o marketing de qualquer site, muitas vezes é preciso várias exposições para fazer um visitante clicar e conferir seu site, e você quer ter certeza de que eles voltem.

Quando um editor está constantemente postando conteúdo de alta qualidade regularmente, os leitores são mais propensos a retornar, marcar e compartilhar. Blogueiros que não postam com tanta frequência tendem a ter uma taxa maior de rotatividade, menos retorno e menos lealdade.

  • Autenticidade

Isso pode soar contra-intuitivo, mas blogueiros que têm uma proporção menor de conteúdo patrocinado tendem a ser mais confiáveis e parecem mais autênticos. Histórias pessoais que incluem uso genuíno ou menção de um produto, serviço ou marca são mais confiáveis do que avaliações diretas de produtos.

Histórias atraentes e envolventes também tendem a obter mais compartilhamentos e comentários do que negócios e avaliações de produtos. Embora seja tentador pedir aos editores que escrevam uma longa e longa revisão do seu produto (que os leitores realmente não prestam muita atenção), uma marca de saúde poderia engajar influenciadores a escrever um post sobre as coisas em sua lista de desejos e como essa lista é motivação para se manter saudável e viver uma vida longa e ativa. Esse tipo de conteúdo é altamente envolvente para os leitores, autêntico para o blogueiro, e conecta esse patrocinador da marca de saúde a uma conversa muito sincera relacionada à saúde entre um grande público.

Seja qual for o seu nicho, você pode fazer uma parceria com blogueiros para criar o conteúdo autêntico e de qualidade que seu público espera ao associar sua marca a esse conteúdo.

Me conta aí meu querido, o que achou do post?

%d blogueiros gostam disto: