Conversão personalizada no Facebook

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fala meus queridos! Tudo bem?

O acompanhamento das suas conversões não se trata apenas de medir o retorno sobre o investimento (ROI) usando a plataforma de anúncios do Facebook. Na verdade, ajuda você a aumentar a receita gerada por seus anúncios no Facebook.

E esse é o objetivo de qualquer anunciante, não é? Para alcançar um ROI positivo ou, em outras palavras, receber de volta mais do que você gasta nos anúncios.

O que é uma Conversão Personalizada

As conversões personalizadas são a maneira mais simples de começar o acompanhamento de conversões do Facebook.

Estas não exigem nenhuma alteração adicional no pixel do Facebook em seu site. Contanto que você tenha o novo pixel instalado, é apenas um caso de criar suas conversões personalizadas no gerenciador de anúncios do Facebook.

Tudo o que você faz é especificar o URL (ou URL parcial) de sua ‘página pós-conversão’, inserir um valor de conversão e pronto.

O que é uma ‘página de pós-conversão’?

É a página que as pessoas visitam DEPOIS da conversão. Por exemplo, pode ser a página de agradecimento que as pessoas veem depois de aceitar sua lista de e-mail ou a página de confirmação do pedido que veem após concluir uma compra.

Você também pode especificar um valor de conversão para cada conversão personalizada. Isso significa que, quando a conversão é registrada, o Facebook atribui o valor que você especificou a esse evento.

A atribuição de valores a eventos de conversão facilita o rastreamento do ROI de sua campanha no gerenciador de anúncios do Facebook. Sempre que o Facebook registrar uma conversão, ele atribuirá o valor especificado a essa conversão.

Com os valores de conversão configurados, você pode ver facilmente seu gasto total, o número de conversões e o valor dessas conversões na mesma linha.

As desvantagens das conversões personalizadas do Facebook

O valor que você atribui a uma conversão personalizada é estático. Isso nunca muda. Sempre que essa conversão é acionada, sempre tem o mesmo valor atribuído.

Tudo bem se você estiver vendendo um único produto com um preço único.

Também não é um problema se você está vendendo vários produtos, cada um com uma página de confirmação de pedido separada com seu próprio URL exclusivo. Nesse caso, você apenas configuraria uma conversão personalizada separada para cada produto / URL, cada um com seu próprio valor de conversão.

Mas não é assim que a maioria dos sites de e-commerce funciona. A maioria deles funciona usando a mesma página de confirmação do pedido, que é atualizada dinamicamente com base no que cada cliente compra.

Por exemplo, os clientes podem sempre ser direcionados para http://fakeshoppingsite.com/pedido-confirmado após a compra, independentemente de terem comprado sapatos azuis, uma camisa vermelha ou uma gravata borboleta verde.

Nesse caso, é impossível rastrear os valores do pedido com conversões personalizadas porque essa página de confirmação do pedido sempre tem o mesmo URL e, portanto, o mesmo valor de conversão, independentemente do que o cliente comprou.

A solução para isso são os eventos padrão do Facebook, que podemos abordar em um próximo artigo.

A outra desvantagem é que você está limitado a 100 conversões personalizadas a qualquer momento. Isso significa que se você tiver mais de 100 eventos de conversão diferentes que deseja acompanhar, não vai querer usar essa opção.

Quando você deve usar conversões personalizadas?

  • Você tem menos de 100 eventos de conversão que precisa acompanhar.
  • Cada um de seus produtos / serviços tem sua própria página de confirmação de pedido e o valor de uma compra é fixo. Por exemplo, você vende um curso online por R$ 997,00 ele tem sua própria página de finalização de compra e todos os que compram esse curso são direcionados à mesma página de agradecimento após a compra.
  • Você está procurando a maneira mais fácil de implementar o acompanhamento de conversões do Facebook.

Se você vende apenas alguns produtos e não administra uma grande loja de e-commerce, as conversões personalizadas são provavelmente tudo de que você precisa.

A parte importante é que você configure seu acompanhamento de conversões do Facebook corretamente antes de começar a veicular anúncios. Dessa forma, você pode ter certeza de que o Facebook estará otimizando suas campanhas para o melhor desempenho possível, e você estará monitorando o ROI de cada campanha que executa.

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

LOGO

© 2020 · Vitor Beires. Todos os direitos reservados. Termos de uso. Design do site e blog personalizado com o tema XXX.