Formas de fazer Tráfego Orgânico

Fala meus queridos, tudo bem? No artigo passado falei um pouco sobre as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago. Nesse artigo agora falarei um pouco mais das formas de fazer tráfego orgânico.

Como citado no artigo anterior, existem algumas boas formas de tráfego orgânico e irei detalhar um pouco mais cada uma delas.

Email marketing

Muitas pessoas já conhecem o email marketing mas pouquíssimas pessoas conhecem o poder dessa ferramenta. Embora em 2020 as pessoas acreditem que email é cada vez menos usado, é exatamente o contrário. Cada conta nas maiores plataformas da internet tem que ser vinculada a pelo menos uma conta de email. Isso quer dizer que cada usuário tem pelo menos um email.

Ok mas, todos os usuários veem os emails enviados? Infelizmente não. Mas há como filtrarmos usuários que dão a devida atenção aos emails. Como podemos fazer isso? Existem várias formas que são usadas atualmente, logo abaixo você encontra algumas

  • Captura de leads em páginas de vendas
  • Newsletter
  • Promessa de envio de cupons de desconto

Vamos analisar um pouco como cada uma funciona.

Captura de leads em páginas de vendas

Muitos produtos na internet tem sua própria páginas de vendas, as famosas Landing Pages. Produtores de conteúdo, vendedores de produtos físicos e digitais, anunciantes de grupos de recorrência e vários outros tipos de anunciantes dão preferência as Landing Pages pela possibilidade de usar gatilhos mentais diversos e fazer com que usuários sintam mais vontade de comprar determinado produto.

Uma técnica muito usada nessas Landing Pages é a de coletar o email do usuário antes mesmo de mostrar a oferta. Isso diminui a quantidade de pessoas que chegam até o checkout mas aumenta nossa lista de leads. Esses leads capturados são leads qualificados, que provavelmente vão ler os emails que você enviar de re-marketing ou com novas promoções.

Newsletter

Em blogs como esse é comum ter em algum lugar do blog uma seção perguntando se deseja receber nossa newsletter. Mas afinal, o que é essa tal newsletter que tem em todo lugar?

A newsletter nada mais é que um email recorrente com informações geralmente do mesmo assunto contido na página. Por exemplo, caso você venha a se inscrever em nossa newsletter, irá receber emails com conteúdo de marketing digital.

Esse é um excelente meio de captação de emails e de tráfego totalmente orgânico. Com a newsletter você pode enviar novos conteúdos, enviar promoções e ofertas exclusivas para assinantes de sua newsletter. Fazendo assim você consegue escalar a sua audiência, o que era um dos problemas do tráfego orgânico citados no artigo anterior.

Promessa de envio de cupons de desconto

Essa é uma forma muito efetiva de capturar emails. Todos amamos ganhar um descontinho, certo? Exatamente por isso é tão fácil captar emails com promessa de envios de cupons e ofertas exclusivas.

Esse modo de captar se parece muito com a newsletter acima citada, com exceção de que geralmente nessa modalidade não se envia emails com conteúdo, apenas promoções e ofertas.

Blog

Uma excelente forma de fazer tráfego orgânico é criar um blog sobre algum assunto que tenha a ver com teu produto ou com algo que você goste de falar.

Blogs, por mais “ultrapassados” que pareçam estar, ainda são fonte de conteúdo da maior parte da internet. Quando passado um bom conteúdo, sua audiência tende a voltar e tentar aprender mais contigo.

Essa é uma excelente ferramenta para disseminar conteúdo e captar leads. Como citado acima, você pode deixar uma newsletter para captação de leads. Ou criar uma área de membros para ter acesso a conteúdos exclusivos.

Redes Sociais

Atualmente a maior fonte de tráfego da internet, as redes sociais dominaram quase todos os lugares. Tanto em vídeos, quanto imagens, memes, textos engraçados, enfim, não importa o que você queira encontrar, geralmente tem dentro das redes sociais.

As redes sociais mais famosas que podem e devem ser usadas para disseminar conteúdos são as seguintes:

Vamos ver um pouco de cada uma e como podemos usá-las para fazer tráfego pago.

Instagram

Atualmente a rede social que mais cresce e a mais usada para disseminar conteúdo, o Instagram vem ganhando força através dos anos graças aos criadores de conteúdo, blogueiros e digitais influencers.

A ferramenta nos dá diversas formas de passar nosso conteúdo de forma totalmente gratuita. Dentre elas estão:

  • Stories
  • Feed
  • Destaques
  • Close Friends

Stories

No caso dos Stories, o conteúdo fica disponível por apenas 24 horas. Isso faz com que seu público venha sempre assistir teus novos stories para nunca perder nenhuma atualização. Atualmente essa é uma das formas mais usadas por ser super simples, rápida e fácil de usar.

Feed

O Feed é onde geralmente você vai conseguir maior alcance e engajamento. Graças ao algoritmo do Instagram, várias pessoas acabam não sendo alcançadas pelos stories ou até mesmo elas não tiveram o interesse de clicar no teu stories para assistir. Porém, publicações no feed aparecem mesmo que seu seguidor não tenho bucado por ela, apenas pelo ato de rolar a página.

Além disso, no feed podemos conseguir maior engajamento, tanto com curtidas quanto comentários. Os posts podem também ser feitos em formato de imagem, carousel e vídeo.

Destaques

Os destaques são stories que você pode salvar no teu perfil para que as pessoas possam ver mesmo após ter encerrado as 24 horas. Uma forma extremamente usada para manter o conteúdo disponível para que novos seguidores possam ver conteúdos lançados a mais tempo.

Close Friends

O Close Friends (Melhores Amigos) tem sido bastante usado para entregar um conteúdo premium para seus seguidores. Você também pode usar os destaques para salvar teu conteúdo e apenas os seguidores que participam do teu close friends irão poder assistir.

Facebook

No Facebook, assim como no instagram, há também os stories que duram 24 horas. Há também a possibilidade de criar uma página e soltar conteúdos para as pessoas que curtiram e/ou seguem tua página. Embora atualmente menos usada para esse propósito, ainda é uma excelente ferramenta para disseminar conteúdo.

Youtube

Uma das ferramentas mais antigas e populares, o Youtube cresce cada vez mais. Para produtores de conteúdo em vídeo, essa é uma excelente alternativa. Com a possibilidade de monetizar seu conteúdo e conseguir com que seus inscritos sejam avisados sempre que houver novos conteúdos, essa se tornou uma das principais ferramentas para quem deseja fazer tráfego orgânico.

Tráfego Orgânico nas plataformas

Após conhecermos um pouco mais sobre essas fontes de tráfego orgânico, pode ser que tenham pensado: “Tá mas aqui só falou de como soltar conteúdo, e como eu vou vender?”

Essa é uma pergunta muito pertinente. Em se tratando de tráfego orgânico, geralmente você precisa primeiro atrair teu público pra logo em seguida lançar uma oferta. Por isso, grandes produtores de conteúdo geralmente produzem conteúdos de altíssimo nível, aquecem seus leads e logo em seguida lançam sua oferta. Provavelmente você já comprou um produto assim, certo?

Se a resposta foi sim, então você foi um caso de sucesso na conversão de leads de forma orgânica. Todas essas formas acima citadas são muito usadas atualmente, infelizmente não conseguirei citar todas pois há várias outras ferramentas como Telegram, TikTok, Linkedin, Twitter e etc.

Caso queiram posso trazer uma parte 2 falando dessas plataformas, basta me avisarem pelo meu instagram, link logo abaixo do artigo, ou pelos comentários. Tmj meus queridos e #borapracima

Me conta aí meu querido, o que achou do post?

%d blogueiros gostam disto: