Marketing Digital – Regularizar sua Operação

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fala meus queridos, tudo bem?

Quando pensamos em começar um negócio digital, é de suma importância que pensemos na regularização desse negócio perante a lei, de forma a evitar problemas futuros com a receita federal.

Sabemos que este processo de formalizar ou não uma atividade costuma deixar muitos empreendedores apreensivos em todo país. Muita burocracia, altas taxas de impostos e legislação trabalhista rígida são alguns dos vários motivos que levam muitos a ficarem na informalidade ou não se aventurarem no empreendedorismo.

A importância de testar antes da regularização

O nicho de produtos digitais de certa forma é muito recente no nosso país e até mesmo em outros países do mundo. Diante disso, enquanto o mercado cresce de uma forma mais rápida, muitas pessoas estão ainda aprendendo e experimentando quais são as práticas que melhor se enquadram aos seus modelos de negócios.

Contudo, enquanto o crescimento acelerado das vendas acontece, a regularização fiscal desses ganhos acaba sendo muita das vezes deixada de lado.

Um negócio regularizado conquista mais confiança

Quanto mais Afiliados e Produtores transformarem seu trabalho em verdadeiros negócios, melhor será para todos os empreendedores. Afinal, um mercado profissional e coerente tem o poder de impactar de forma positiva as suas vendas.

Quando potenciais clientes se sentem seguros e observam que seus direitos de consumidor estão sendo respeitados, e isso inclui por exemplo o recebimento de Notas Fiscais devidamente emitidas, o nível de confiança no mercado e no produto aumenta significativamente.

Assim que o empreendedor digital identifica que está tendo ganhos frequentes e relevantes com a venda de produtos digitais, é fortemente recomendável que ele comece a regularizar seu negócio. Dessa forma, o Produtor ou Afiliado poderá declarar a origem de seus ganhos comprovando tudo através de documentos contábeis.

Com a declaração feita corretamente, que pode ser feita com o auxílio de um contador, não há risco de ter seus ganhos confiscados, afinal, este é um risco real de quem não regulariza seu negócio.

Felizmente, a redação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no Brasil, reformuladas no ano de 2008, trouxe novas oportunidades para os empreendedores digitais, de formalizar o seu negócio.

CNPJ OU MEI?

Se você é empreendedor digital que trabalha como produtor, afiliado ou ambos, se você é funcionário de uma empresa e tem essa atividade como renda extra ou quer iniciar as atividades nesse mercado, o Microempreendedor Individual (MEI) pode ser uma opção para regularizar seu negócio.

Para os empreendedores com ganhos acima de R$1.900 reais mês já é fortemente recomendável abrir uma MEI ou Simples Nacional, deixando de ser Pessoa Física e tornando-se Pessoa Jurídica. Isso irá garantir a tributação correta dos ganhos que, muitas vezes, poderá ser mais vantajosa do que declará-los como Pessoa Física.

É importante compreender que muitas atividades desenvolvidas por empreendedores digitais podem não se enquadrar como MEI e sim como atividades autorizadas para microempresas (ME), com tributação também do simples nacional, ou empresas de pequeno porte (EPP), com tributação optativa entre lucro real ou lucro presumido.

Quaisquer atividades de consultoria, assessoria e de cunho intelectual não se aplicam ao MEI e sugiro em caso de dúvida buscar informações com um contador optante pelo simples nacional ou um contador especialista em mercado digital.

Apesar da resistência que alguns empreendedores têm em regularizar o negócio e abrir um CNPJ, essa medida poderá reduzir os gastos com tributos. Na legislação brasileira, existem impostos diferenciados para Pessoas Jurídicas que podem ser consultados em detalhes com um contador.

Regularizar é uma medida muito importante para o crescimento do seu negócio digital. Se o seu negócio já engatou o e você está com um faturamento acima de R$1.900 por mês, não perca mais tempo, procure um contador e registre o quanto antes um CNPJ.

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

LOGO

© 2020 · Vitor Beires. Todos os direitos reservados. Termos de uso. Design do site e blog personalizado com o tema XXX.