Melhorando seu CTR

Fala meus queridos, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre como melhorar um ponto muito importante em suas métricas de anúncio, o CTR.

Obter bons resultados no marketing digital envolve o conhecimento de uma série de conceitos. Entre eles, está a taxa de cliques que é um dos fatores mais importantes para o entendimento da relevância do seu anúncio.

Sendo o CTR um dos indicadores mais importantes a serem monitorados em uma estratégia de Marketing Digital, além de impactar diretamente no custo e na eficiência das suas campanhas, também influencia no desempenho das suas páginas no rankeamento em buscas orgânicas. Uma taxa de cliques elevada beneficia todo o seu planejamento.

Entender as métricas do seu anúncio é essencial para obter sucesso. É a partir delas que será possível entender como os visitantes se comportam e, consequentemente, fazer alterações necessárias, a fim de melhorar o desempenho do seu site.

Pense que, quanto maior o CTR de um anúncio, maiores são os benefícios para o seu negócio: do custo mais baixo no Google Ads até um melhor rankeamento nas buscas orgânicas.

O que é cTR?

Simplificando, CTR (Click Through Rate) ou taxa de cliques, em português, é responsável por avaliar a relevância do seu site ou criativo para os usuários. O CTR é um dos principais indicadores do Marketing Digital, que mostra a taxa de cliques, ou seja, a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio.

Essa métrica basicamente indica a eficiência de uma campanha: a porcentagem de usuários que clicaram no seu link após visualizá-lo.

O CTR é uma conta bem simples e o resultado é sempre representado por uma porcentagem. Trata-se somente da divisão entre o número de cliques pelo número de impressões.

  • CTR = Nº de Cliques / Nº de impressões

E quanto mais você conseguir aumentar a CTR de uma campanha, melhor será o resultado dos seus anúncios, pois significa que a probabilidade das pessoas gostarem dos seus anúncios será bem maior.

Como aumentar seu CTR

Para que você aumente o seu CTR o mais rápido possível e consiga melhorar a eficácia das suas ações de Marketing, listamos algumas práticas importantes que vão otimizar a taxa de cliques das palavras-chave e dos anúncios.

É de suma importância definir uma estratégia, afinal, não basta criar um artigo ou um anúncio e simplesmente esperar que dê certo. A falta de planejamento e estratégias é um desperdício de tempo e dinheiro. Então defina objetivos, observe os resultados e faça alterações sempre que necessário.

Outra medida é escolher a palavra-chave principal do seu grupo de anúncio e a inserir de maneira natural no seu texto e em seu título. Assim, a experiência de quem pesquisa será mais positiva, já que ele visualizará o termo de busca exato que deseja.

Anúncios com call to action (CTA), que nada mais é do que a chamada para a ação, sendo feitos de forma caprichada se tornam indispensáveis para melhorar o seu CTR. Por isso, deixe muito claro o que você espera que o seu usuário faça.

Outro detalhe que os usuários costumam dar muita atenção é a URL com o intuito de saber se o endereço para o qual está sendo redirecionado tem a ver com o termo de busca pesquisado. Se ela estiver meio estranha, eles acabam saindo da página. Por isso, opte por um site com mais palavras-chave e faça testes para medir a aceitação do seu público.

Além de seguir as práticas mais comuns ao escrever títulos e descrições, procure chamar a atenção do usuário. Trabalhar gatilhos mentais a partir de apelos emocionais é a maneira perfeita de atrair mais cliques, mesmo que o seu link não esteja na primeira posição.

No Marketing Digital, fica evidente como acompanhar de perto as diferentes métricas é benéfico para o sucesso do seu planejamento. Além de indicar quando uma campanha não está funcionando como o esperado, o CTR, quando elevado, acaba beneficiando outras estratégias da sua equipe, otimizando ainda mais o desempenho das suas ações.

Então, além de cuidar dos anúncios, das promessas e da taxa de CTR, é preciso também cuidar da página para qual você está enviando seu cliente. Otimize também seu site para manter seu cliente dentro dele o maior tempo possível, e evite colocar sempre somente a página inicial do site como caminho para a busca. Ajude o usuário a encontrar com agilidade aquilo que ele está buscando e o deixe na página certa de acordo com o anúncio que ele clicou.

Me conta aí meu querido, o que achou do post?

%d blogueiros gostam disto: