6 tipos de Lançamento de produtos digitais

Fala meus queridos! Tudo bem?

Executar suas estratégias de marketing sempre da mesma maneira não é mais a melhor das opções. Para impulsionar seus resultados e fazer a empresa se tornar uma autoridade no seu nicho e gerar mais vendas, é necessário inovar suas estratégias de marketing digital, e um dos caminhos é lançar novos produtos ou serviços. Para isso, você deve conhecer os tipos de lançamento de produtos.

As fórmulas de lançamento trazem um método no qual você pode lançar ofertas da sua empresa de maneira eficaz, fazendo com que o público acompanhe a trajetória até o dia do lançamento, que poderá fazer sua receita crescer drasticamente.

Afinal, o que é e de onde veio a Fórmula de Lançamento?

Este termo se trata de um programa que possibilita o desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas ligadas ao lançamento de produtos e serviços.

A Fórmula de Lançamento foi originalmente criada por Jeff Walker, que desenvolveu estratégias para aumentar as vendas online. Por meio delas, Jeff transformou o Marketing Digital, tornando-se referência do ramo em todo o mundo. Já no Brasil, este termo se tornou conhecido por meio de Erico Rocha e Ícaro de Carvalho, que adaptaram a metodologia para o mercado brasileiro e todos os interessados em desenvolver lançamentos online.

Em detrimento disto, a Fórmula é aplicada em lançamentos de produtos digitais e para que ela aconteça de forma eficiente, é necessário aplicar sabiamente algumas das técnicas de marketing e vendas.

Quais são os tipos de Fórmulas de Lançamento de um produtos?

  • Lançamento interno

Considerado um dos tipos de lançamento mais eficazes. Porém, ele requer um esforço maior para ser posto em prática, pois exige estratégias muito bem desenvolvidas que envolvam o uso de variados tipos de mídia, incluindo vídeos.

Como o próprio nome já diz, esse é um lançamento voltado à sua própria base de contatos. Por isso, as chances de faturamento são maiores, já que o público atingido conhece a sua marca e as suas ofertas, logo, está mais engajado com você e/ou sua marca.

A utilização de vídeos é eficiente justamente porque seus leads podem compartilhá-los com os amigos, os quais também poderão aderir ao lançamento.

  • Lançamento externo

O lançamento externo acontece depois que o interno é colocado em prática. Ele ajuda a construir parcerias, além de ser uma forma eficiente de criar listas de contatos a partir da imagem que a sua empresa tem.

Em contrapartida, é preciso cuidado ao fazer esse tipo de lançamento, pois ele deve ser executado de forma estratégica e em conjunto com o interno. Seu retorno financeiro pode ser mais alto, mas também requer um investimento maior.

  • Lançamento relâmpago

O modelo de lançamento relâmpago tem uma duração de 4 a 7 dias e pode ser feito via e-mail marketing. Caso você ainda não tenha uma lista de leads, pode usar a sua própria base de clientes.

Este lançamento tem como proposta criar e oferecer uma oferta única em um curto espaço de tempo. Por isso, uma das formas de fazer com que as pessoas comprem mais nesse tipo de lançamento é adicionar benefícios à sua oferta, por exemplo: “Compre no dia do lançamento e receba um bônus exclusivo!”, ou “Compre no dia do lançamento e ganhe dois produtos inteiramente grátis!”

  • Lançamento perpétuo

Este modelo consiste na repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que passaram a fazer parte da sua lista de contatos.

Portanto, sua principal vantagem, além da economia de tempo, é a possibilidade de automatizar o lançamento para todas as pessoas que entrarem na sua lista de contatos.

Para fazer um lançamento perpétuo de sucesso, é fundamental ter feito um lançamento interno de sucesso anteriormente, com um bom fluxo de leads e as ferramentas de automação de marketing necessárias.

  • Lançamento semente

Um dos modelos mais simples e de baixo custo é o lançamento semente, razão pela qual ele costuma ser executado por aqueles que ainda não têm muita experiência, expertise ou mesmo um produto.

O principal diferencial desse tipo de lançamento é que você consegue fazê-lo sem ter um produto pronto.

A estratégia se baseia em atrair pessoas interessadas em um determinado assunto e fazer com que elas exponham seus problemas e desejos para que, assim, você crie um produto ou serviço com essas características.

  • Lançamento de afiliado

Esse tipo de lançamento é semelhante ao relâmpago, mas, em vez de oferecer os seus serviços, são oferecidos produtos de terceiros, que na verdade é a característica principal do marketing de afiliados.

A base desse lançamento é a criação e oferecimento de um produto ou serviço por tempo limitado. Para isso, o afiliado pode oferecer outros produtos e serviços incluídos no lançamento; ofertar bônus exclusivos de sua parte ou do dono do produto; fazer um preço promocional que pode ser aproveitado durante o período de lançamento.

De maneira geral, uma vez que o lançamento é feito, certifique-se de observar a reação do seu público e faça uma oferta exclusiva por tempo limitado, idealmente variando de 24 horas até 21 dias.

O objetivo nesse começo de lançamento é gerar um senso de urgência no público. Sendo assim, monitore o andamento dele do início ao fim para se certificar de que tudo está dando certo. E, para isso, conforme Jeff aponta em seu livro, é fundamental construir a confiança do seu público e também oferecer um produto de qualidade.

Me conta aí meu querido, o que achou do conteúdo?

%d blogueiros gostam disto: